Revisitando o DevOpsDays Brasília 2017

by Adriano Vieira - 19 November, 2017

A Conferência

Sente o clima...

O DevOpsDays Brasília aconteceu em área central da Capital Federal em 07 e 08 de novembro de 2017. Este foi o segundo ano consecutivo que realizamos o DevOpsDays aqui pelo planalto central - Centro Oeste brasileiro.

O evento foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Grand Mercure - além de ser um local bonito e elegante, está muito bem localizado possuindo inúmeras facilidades em seu entorno como bancos, shoppings, restaurantes e belas atrações turísticas (exemplo: Torre de TV, feira de artesanato, Clube do Choro, Planetário de Brasília, Centro Cultural Funarte, Estádio Nacional Mané Garrinha).

Abertura

Benefícios aos paticipantes

Como itens de conveniência aos participantes em geral proporcionamos alguns benefícios interessantes, como: camiseta e adesivo do evento, coffee-break (manhã e tarde nos dois dias), máquina multi-bebidas (o dia inteiro nos dois dias com café expresso, capuccino, chocolate, leite, chás), internet (este deu bastante trabalho para o prestador de serviço ).

Coffee-break

Tivemos também profissionais de mídia contratados e estes fizeram registros fotográficos do evento como um todo e gravação em vídeo das palestras realizadas no auditório principal.

As Fotos

Aqui estão elas! As fotos do nosso evento ficaram muito boas e temos aqui muitos momentos registrados…

  • Credenciamento e Abertura;
  • Palestras e a participação ativa dos presentes;
  • Área dos patrocinadores e Coffee-break
  • Momentos das oficinas e demonstrações;
  • Openspace com debates de cultura e práticas (este é o ápice do evento)
Powered by flickr embed .

Equipe de apoio

Foi essencial podermos contar com pessoas tão especiais, comprometidas, prestativas, alegres em estar lá nos ajudando em um monte de coisas para a boa condução do evento. Fazendo um tanto para que tudo finalizasse da melhor forma possível para todos: participantes, palestrantes, patrocinadores, prestadores de serviços e tudo o mais.

Muitíssimo obrigado a Assis, Fábio, Flavio, Jéssica, Letícia, Miguel, Neumann, Oscar, Pena, Rodrigo.

A Equipe de Apoio 2017: Thiago Assis, Thiago Pena, Oscar Esgalha, Jéssica, Fábio, Flavio, Miguel, Letícia, Raphael Neumann

Patrocinadores

Ficamos muito agradecidos por termos tido os seguintes patrocinadores:

  • Platinum: Instruct
  • Gold: Rancher, Red Hat, Microsoft
  • Bronze: Configr

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir e assistir a demonstrações de ferramentas e soluções que apoiam o ecosistema DevOps. Alguns dos deles distribuiram brindes e prêmios sorteados na área reservada aos patrocinadores.

Cartás na entrada do auditório principal
Cartás na área de coffee-break

Agradecimento adicional precisamos manisfestar à Instruct, cujo apoio em back-office foi sem igual - e sem o qual a realização desta edição seria muito mais complexa de ser concretizada!

Palestrantes & Palestras

Da quase uma centena de propostas de palestras recebidas, foram selecionadas algumas! Considerando o espírito de colaboração que fundamenta o DevOps nós buscamos opinião de todos e colocamos uma pesquisa que também orientou a seleção das propostas. A lista a seguir representa a compilação de tudo isto.

  • : slides disponíveis | : vídeo disponível
Palestrante Palestra Palestrante Palestra
Adrian Goins (Rancher) Distributed Storage with Rancher-NFS and Syncthing Ana Schwendler (Data Science Brigade) DevOps & Ciência de Dados: Operação Serenata de Amor
Bruno Dantas DevSecOps: Adotando uma cultura de segurança ágil Cristiano Gomes (Microsoft) Cloud DevOps Mobile
Diego Dorgam (Rocket.Chat) ChatBots com Linguagem Natural OpenSource com Rocket.Chat Fábio Kaiser Rauber Docker, Rancher e a Hospedagem de Produtos Interlegis
Fernando Boaglio (Keyrus Digital) Jenkins por dentro e por fora Fernando Ike Blameless: A culpa não é sua
Gustavo Luszczynski (Red Hat) Desenvolvimento Ágil de Aplicações utilizando o OpenShift Guto Carvalho (Instruct) DevOps State of Union 2017
Igor Souza “You build it, you run it” - Mantendo sua infraestrutura como parte da aplicação! Jairo da Silva Junior (Red Hat) Testes de Infraestrutura na Prática
Jonathan Dias Baraldi (BRCloud) DevOps com Kubernetes Lucas Moreira Rodrigues Costa (Globo.com) A arquitetura de monitoramento da plataforma de vídeos da Globo.com
Luiz Henrique de Souza (Movida) Automação de processos em empresas tradicionais Marcos Macedo Fazendo entregas contínuas no governo federal
Mateus Prado DevOps Behind The Scenes Misael da Silva Santos (SERPRO) Pipelines Turbinadas: Impulsionando a cultura DevOps com Contêineres, Qualidade e Segurança na nuvem
Rafael Benevides (Red Hat) Kubernetes for Docker users Vinícius de Faria Silva (Ministério do Planejamento) Uso de nuvens públicas pelo setor público: como evitar o aprisionamento nos provedores de serviços de nuvem?

Os slides das apresentações feitas estão disponíveis e podem ser obtidos acessando o programa de palestras e workshops que conterá os respectivos links.

Os slides e os vídeos

Na nossa programação , você poderá acessar a lista de palestras e ter acesso aos respectivos slides e aos vídeos.

O registro de vídeos foram disponibilizados em canal da comunidade DevOps-DF no Youtube.

Então, assista lá à Playlist DevOpsDays Brasília 2017 e dê um “joinha (like)” naquelas palestras que mais gostarem.

Oficinas, Workshops, Openspaces

Além das palestras também buscamos deixar um espaço aberto para que todos pudessem propor algo mais mão-na-massa! Foi muito legal isso! Tivemos uma sala com várias oficinas de demonstração de processos de IC/EC com uso de ferramentas que estão na crista da onda hoje em dia. Também tivemos um “Openspace” (improvisado) onde os presentes debateram automação, cultura DevOps, conteinerização e muuuuiiito mais…

After Party

Este ano nós fizemos happy-hours nos dois dias, sendo que no primeiro dia (07) juntamos uma galerinha prum bate-papo no buteco Por do Sol na Asa Norte e no segundo dia (08) nós nos juntamos no Vila Cinco que fica bem em frente ao Centro de Convenções.

Feedback Loop

Tivemos uns quadros para que os presentes pudessem escrever…

  • um quadro de “críticas” para listarem: sugestões, o que gostaram e o que podia melhorar;
  • outro quadro para oportunidades: lista de vagas ou em busca de recolocação.

Cartazes em frente à saída do auditório principal

Além disso, criamos uma pesquisa! Colocamos um formulário disponível para todos responderem e nos ajudar a buscar fazer melhor ainda a próxima edição do evento.

Certificados

Disponibilizamos também um certificado de participação.

Contatos & Redes Sociais

Organizadores: Lauro Silveira, Guto Carvalho, Taciano Tres, Adriano Vieira

e-mail: [email protected]
Twitter: @devopsdaysbsb
hastag: #DevOpsBSB
Slack: devopsdaysbrasilia