Ignite - DevOps em Enterprises: Problemas




O movimento de DevOps foi bottom up, pois surgiu prioritariamente em pequenas empresas ou startups. Foi o modo que elas encontraram de tornar mais eficiente os seus processos e poder competir em segmentos diversos com grandes empresas. As grandes empresas, vendo esse movimento, começaram a se questionar se poderiam utilizar as mesmas técnicas e melhorar a sua entrega de software.

Porém desde questões como mudança no processo de desenvolvimento de software até mudança de cultura, para aproximar o cliente interno da TI, são difíceis de serem tratadas em ambientes enterprises, devido as complexidades corporativas acumuladas ao longo dos anos, e que muitas vezes, atrapalham diretamente o negócio, mas são difíceis de serem identificadas pela própria empresa.

Quero expor os problemas que tive em meu trabalho ao realizar consultoria em várias empresas de grande porte que estavam passando pelo processo de transformação ágil de uma forma top-down, e quais os caminhos ou decisões que foram tomadas, para que pudéssemos transpor essas barreiras, e alcançar a mudança de mindset, tornando a mudança de cultura viável.

Speaker

emmanuel-brandao

Emmanuel Brandao

   
“Ajudo times de desenvolvimento de software a serem mais produtivos. Mais sobre mim em: https://about.me/egomesbrandao"