Rocket Launchers: Engenharia DevOps quando o legado é uma realidade

Nos últimos 10 anos temos visto cada vez mais empresas confirmarem os benefícios do movimento DevOps. Integração/Entrega contínua (CI/CD), arquitetura microserviços, testes automatizados, Cloud e Infraestrutura como código são práticas e tecnologias que realmente funcionam e estão presentes em empresas bem posicionadas no mercado. Entretanto, é conhecido que adotar tais práticas e tecnologias em ambientes com legado é um enorme desafio.

Apesar disso, engenheiros DevOps têm concentrado esforços na adaptação e desenvolvimento de técnicas, ferramentas e práticas que auxiliem organizações que possuem legado em suas jornadas de transformação. Eu chamo esses engenheiros de Rocket Launchers. Uma alusão ao lançamento de aplicações monolíticas - um modelo de arquitetura típico de ambientes com legado.

Nessa apresentação (i) introduzo o conceito de Rocket Launchers para a comunidade, (ii) descrevo com mais detalhes o desfio do mundo legado que tenho enfrentado e (iii) apresento práticas e técnicas que eu e alguns amigos temos utilizado para viabilizar jornadas DevOps em tal mundo.

Speaker

fernando-fish

Fernando Fish


Engenheiro DevOps líder do Advanced Tecnology Center da Accenture Brasil, Mestre em ciência da computação e doutorando na UFPE.

Interesses:

  • Arquitetura de software
  • Engenharia contínua
  • Cloud Computing
...