Postmortem: Aprendendo com falhas

Vamos conversar sobre a cultura de postmortem e como ela pode nos ajudar a aprender com nossas falhas. Iremos discutir boas práticas e desafios para escrever um postmortem de alta qualidade e como esta cultura vem ajudando a ContaAzul a melhorar seus processos e a qualidade dos serviços.

Esta apresentação já foi utilizada para evangelização internamente na ContaAzul e apresentada no Meetup SRE Joinville. Os slides podem ser vistos aqui: https://speakerdeck.com/diogonicoleti/postmortem-aprendendo-com-falhas. A apresentação será provavelmente revisada e adicionado mais insights que tivemos após a apresentação dela no meetup.

A ideia é disseminar a importância e os reais benefícios de termos a cultura de escrever um postmortem de maneira blameless, sendo que geralmente este processo é visto pelos desenvolvedores como algo oneroso.

Speaker

diogo-nicoleti

Diogo Nicoleti

  
Engenheiro de software, formado pela UDESC, com mais de 8 anos de experiência em arquitetura e desenvolvimento de aplicações web. Atualmente atuando como SRE na ContaAzul, tendo com foco garantir a ...