Miguel Di Ciurcio


Title: Evolução da linguagem do Puppet

Description:

Durante os mais de 10 anos de existência do Puppet, a sua linguagem de modelagem vem evoluindo e acrescentando cada vez mais funcionalidades e recursos.

Veremos como e porque o Puppet foi deixando de lado inspirações vindas da orientação a objetos, partir para composição ao invés de herança e recebendo influência de linguagens funcionais também.

Além disso, veremos como e porque a implementação do Puppet que inicialmente era apenas em Ruby MRI, hoje utiliza uma combinação de JRuby, Clojure e Java e está passando por uma reimplementação em C++.

Speaker

Miguel Di Ciurcio

Miguel Di Ciurcio

@mciurcio

Eu sou o primeiro Certified Puppet Professional na América Latina e também um dos fundadores da comunidade Puppet Brasil. Durante a universidade, participei do Google Summer of Code, trabalhando no projeto QEMU. Trabalhei como administrador de sistemas e instrutor boa parte da minha carreira, contribuindo em diversos projetos open source com patches e palestrando em conferências e eventos. Em 2011 fundei a Instruct. Desde então, a empresa já realizou muitos projetos e treinamentos como única qualificada para ser Puppet Authorized Training e Channel Partner do Brasil e também GitLab Resseller.